O GOSTO CAIPIRA, NASCEU...

...DA NECESSIDADE DE CRIAR UM ESPAÇO,MAIS ESPECÍFICO VOLTADO PARA CULTURA DA MINHA REGIÃO E QUE NÃO DEIXA DE SER, UMA HOMENAGEM VOLTADA AO HOMEM DO CAMPO, QUE LIDA COM A TERRA.

POVO SIMPLES PORÉM, COM UMA RIQUEZA HISTÓRICA GRANDE, ATRAVÉS DOS SEUS HÁBITOS,COSTUMES SEUS CONTOS E CAUSOS APRENDEMOS MUITO.

SOU APAIXONADA PELA SIMPLICIDADE DESSE GENTE NO QUAL FAÇO PARTE.

HOJE, SABEMOS QUE AQUELA IMAGEM DO CAIPIRA MUDOU MUITO,NÃO PODEMOS MAIS TER AQUELA IMAGEM CARACTERIZADA PELO PERSONAGEM MAZZAROPI, RETRATANDO O HOMEM CAIPIRA.

APESAR DO ESTEREÓTIPO DO CAIPIRA TER MUDADO, A RIQUEZA HISTÓRICA É PRESERVADA E É ISSO, QUE EU QUERO ENFATIZAR NO "GOSTO CAIPIRA" .

O GOSTO, O PRAZER PELA COMIDA FEITA NO FOGÃO DE LENHA, COMO A ARROZ CARRETEIRO, A FAMOSA GALINHADA PREPARADA NA PANELINHA DE FERRO, O FEIJÃO GORDO E AQUELA MANDIOCA AMARELINHA COZIDA, O CAFÉ MOIDO NA HORA, PASSADO NO COADOR DE SACO DE PANO! SÃO COISAS SIMPLES E QUE SENTIMOS GRANDE PRAZER!

O RITUAL DE FAZER O PÃO, SOVAR A MASSA, AS
ROSCAS... TEM MUITA COISA BOA!
OS OBJETOS ANTIGOS,
OS MÓVEIS RÚSTICOS,, OS CARROS DE BOI QUE AINDA MUITA GENTE USA, OS CAUSOS , MÚSICAS E POEMAS QUE RETRATAM A BELEZA DA NOSSA FAUNA E FLORA.

ESTE ESPAÇO É PRA SABOREARMOS DE TUDO UM POUCO, ELE SERÁ BEM VOLTADO PRO "GOSTO CAIPIRA"


AGRADEÇO PRIMEIRAMENTE A DEUS POIS,
SOU CRISTÃ HÁ QUASE 20ANOS E NÃO FAÇO APOLOGIA A MÚSICAS OU COSTUMES QUE NÃO EXPRIMEM A VONTADE DE DEUS.
"NO GOSTO CAIPIRA" QUERO ENFATIZAR, A FAUNA , FLORA E OS TALENTOS QUE ELE DEU A TANTOS MÚSICOS PARA CANTAR A CRIAÇÃO DE DEUS
"A NATUREZA"

SEJAM TODOS BEM-VINDOS, AO "GOSTO CAIPIRA"

ESTE ,É UM PEDACINHO DE MIM, E QUE FAÇO QUESTÃO DE COMPARTILHAR COM CADA PESSOA QUE FIZER PARTE DELE!

UM ABRAÇO FORTE!


ROSANA.










ARRUMANDO AS TRALHAS

ARRUMANDO AS TRALHAS

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NA ROÇA- A PAINA ERA USADA P/ TRAVESSEIRO E COLCHÃO


COM O CALOR QUE ESTÁ FAZENDO, 
ANSIAVA POR UMA FRESCA



 
 E
CAMINHANDO PELA ROÇA,
ME 
DEPAREI COM UMA ÁRVORE
claro que não tinha muita folha
bem ralinha,bonita que só
MAS, 

 

DE MUITAS UTILIDADES

NA ROÇA,
ANTIGAMENTE
SE FAZIA MUITO TRAVESSEIRO

COM SUA PAINA

TAMBÉM 

 SE ENCHIA COLCHÃO


MAS,
 ANTES DE VCS SE IREM
COEI UM CAFÉ 


PRA VCS

 AGORA,
 PRA QUEM QUISER SABER MAIS
  MAIS SOBRE ESTA MARAVILHA DA NATUREZA
(abaixo tudo sobre ela)

INTÉ!
PAINEIRA

O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila (fazer fotossíntese) e tem coloração esverdeada até quando tem um bom porte; isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas; é comum, também, paineiras apresentarem uma espécie de alargamento na base do caule, daí o apelido "barriguda".

Detalhe do tronco, com tecidos fotossintéticos (fotografada em Portugal)
As folhas são compostas palmadas e caem na época da floração. As flores são grandes, com cinco pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas. Há uma variedade menos comum, com flores brancas.

Paineira-branca, variedade menos comum, com flores brancas
Seus órgãos reprodutivos encontram-se unidos em um longo androginóforo.
Os frutos são cápsulas verdes, que, quando maduras, rebentam (deiscentes), expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que auxiliam na flutuação e que são chamadas paina.

A partir dos vinte anos de idade, aproximadamente (sudeste brasileiro), os espinhos costumam começar a cair na parte baixa do caule e, gradualmente, também caem nas partes mais altas da árvore, com o engrossamento da casca. 
Diz-se, no Brasil, que isto permite à árvore receber ninhos de pássaros, o que seria impossível de acontecer quando esta tinha espinhos longos e pontiagudos; assim, flores e frutos já não estão presentes, mas a árvore continua a dar sua contribuição à natureza hospedando os passarinhos. Esta não é uma regra para todas as paineiras; algumas paineiras com mais de vinte metros, por exemplo, continuam com espinhos muito grandes na parte baixa, provavelmente como defesa de insetos do local.

Nenhum comentário:

Cowboys e Cowgirls

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...